Home
+55 (54) 3320 1100
Av. Stara, 340 Não-Me-Toque - Rio Grande do Sul
  • 13.11.2020
  • Não categorizado

PERÍODO DE PLANTIO DE CULTURAS DE VERÃO

     Com a chegada da primavera no mês de setembro, o agronegócio deu partida a um dos grandes ciclos produtivos do ano com o plantio das culturas de verão.
     No início do mês de outubro, devido a estiagem que atingiu o Estado, o plantio em muitas regiões foi interrompido devido a umidade do solo estar muito abaixo da ideal para a semeadura e germinação das sementes, causando preocupação nos produtores.
      Mas, a partir da segunda quinzena do mês, as condições climáticas pelo país favoreceram o plantio e, mantendo-se o padrão de chuvas, prevê-se um aumento na estimativa de produção para a safra de 2020/2021, podendo alcançar números recordes em comparação aos últimos anos.
     Um dos grandes fatores do aumento nas projeções é a expansão de área plantada que já é superior aos números apresentados na safra 2019/2020, o que eleva o potencial produtivo.
     Uma boa safra começa com um bom plantio e as condições climáticas, apesar de não serem os únicos fatores a influenciar, são decisivas no momento do plantio.
      Com as chuvas regulares e visando um bom stand de plantas e padrão de lavouras, é preciso estar atento, também, a outros cuidados pré-plantio igualmente importantes.
>> Tratamento das sementes: semente tratada tem maior potencial germinativo, além de ser mais resistente e adaptar-se melhor ao solo, absorvendo melhor os nutrientes.
>> Preparo do solo: um solo bem manejado armazena mais nutrientes , além de permitir uma melhor infiltração da água e apresentar condições propícias para o depósito das sementes.
>> Plantio: utilizar equipamentos adequados que depositem a semente em condições ideais para sua germinação, considerando profundidade e distanciamento é um ponto muito importante para garantir uma boa safra.
     Conte com a tecnologia Grazmec para auxiliar no seu plantio!