Notícias

Eleve sua produtividade tratando sua semente

O ataque de pragas e fungos na fase inicial da lavoura ainda são comuns e causam sérios prejuízos como a má formação das plantas e a perda de produtividade. Um aliado dos produtores nesse processo é o tratamento de sementes, que consiste na injeção de produtos como defensivos e fertilizantes dentro da semente, ajudando a resguardar a planta em seus primeiros dias de vida e contribui para a expressão de todo o potencial de produção.

O tratamento de sementes no Brasil é uma técnica centenário, mas ainda hoje feito de maneira artesanal em algumas fazendas, o que traz riscos ao ambiente e à saúde humana pelo contato direito com substâncias tóxicas. Porém se fizer o tratamento de sementes de forma adequada, com máquinas próprias para esse trabalho, o agricultor garante que a semente nasça sadia, sem sofrer com pragas e doenças durante a germinação.

Nos Estados Unidos a cultura e a conscientização do tratamento de sementes está presente há alguns anos, devido as condições de semeaduras adversas o tratamento com fungicidas favorece seu desempenho, ajudando a produção de grãos. Quase todas as produções de milho do país são tratadas, já no caso da soja cerca de 30% não é tratada.

A profissionalização no tratamento de sementes ganhou espaço nos últimos anos. Os resultados de uma lavoura com o tratamento adequado, reflete em elevada produtividade.